Guarda um segredo?
- Iara Rodrigues

- 16 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
“Existe no silêncio uma tão profunda sabedoria que às vezes ele se transforma na mais perfeita resposta!” ( Autor desconhecido)

Ontem postei a seguinte frase em determinada rede social: “Na maioria das vezes não é preocupação. O interesse é só pela fofoca mesmo”. Curiosamente, muitas pessoas responderam a essa frase dizendo ser real, e foi a partir daí que resolvi escrever o texto de hoje.

Eu escrevi pensando que é isso mesmo. Sabe aquela pergunta: Está tudo bem? Ai você confia, diz que não está tudo bem, fala sobre os “perrengues da vida” a pessoa ouve seu desabafo, porém na primeira oportunidade isso vira uma fofoca que geralmente começa assim: - Sabe fulano, então…
Infelizmente muitas vezes ao invés de ajudar isso acaba criando um problema, pois como sabemos diálogos, e principalmente se for algo ruim são repassados com uma pitada de excesso ou
modificações, colocando ênfase onde não deve e minimizando o ponto alto do diálogo, e que muda totalmente o contexto.
Em tempos de redes sociais frenéticas com diversos tipos de notícias contendo distorções popularizou-se o termo: “O print é eterno”. Logo, em um momento de raiva ou descontentamento pare e pense antes de escrever, mas sobretudo pense com quem e aonde você diz ou escreve, e como o faz, afinal a fofoca move o mundo.
Harari (2019) diz que a teoria da fofoca pode parecer uma piada, mas muitos estudos corroboram que a maior parte da comunicação humana é fofoca e gira em torno de comportamentos inadequados.
Sendo assim, inadequados para quem? Para quem está a julgar? Cada ser humano é único e teve a construção de seus valores e crenças com base nos grupos que relacionou-se ao longo da vida, e das experiências que teve. Logo, quem pode julgar um comportamento inadequado?
Trago aqui outro dito popular “ o que ninguém sabe, ninguém estraga”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Tenho certeza que milhares de vezes. E é uma grande verdade já que as pessoas são seres humanos e por mais que ela tente não passar para terceiros a sua história, involuntariamente vai acabar dizendo. Só é segredo de verdade, aquilo que só você sabe.
Você sabe com quem pode contar e que não vai contar os seus segredos, ou não. Apenas tome mais cuidado, e quando tiver a necessidade de desabafar, aquilo que é importante mesmo, conte apenas um com um ser superior, Deus, o universo, aquilo que você acredita. Tenha fé!!! E se for um problema mais grave procure ajuda profissional.
Mas vem cá ..vou te contar uma fofoca…
...só no próximo post.
Um abraço,
Iara Rodrigues
Referência:
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. 48ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2019


Comentários