"Você pode escolher: Ser Medíocre ou Ser Extraordinário?"
- contatoiaraorodrig
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Quais ações você tem colocado em prática para ser um profissional extraordinário?

Na atualidade o desafio para nos destacarmos em meio à multidão é cada vez maior. A pressão por resultados nos fazem considerar se é melhor optar pela mediocridade ou pelo extraordinário. O que é mediocridade? De maneira simplificada, podemos dizer que é a escolha de resultados mais comuns, aquele que não sai da zona de conforto e não possui um destaque notável. Pode trazer uma sensação de segurança, pois não envolve riscos. É mais fácil mantê-la do que arriscar algo mais.
No entanto, a segurança da mediocridade não trará realizações ou conquistas. A grandeza e a extraordinariedade vêm de quem arrisca, de quem sai da zona de conforto e busca alcançar o que ninguém mais conseguiu antes. Não é fácil, mas é possível. É preciso ter coragem para enfrentar os desafios que podem surgir ao longo do caminho. Portanto, quando se trata de resultados, é preciso ter cuidado para não aceitar a mediocridade. Se você deseja algo significativo, deve se esforçar para algo maior e melhor. Dessa forma, é possível alcançar resultados fora do comum, tornando-se um exemplo para quem está à sua volta.
E vocês podem me perguntar Iara, como posso ser um profissional extraordinário?
Te respondo, por muito tempo as habilidades técnicas eram as que tornavam o profissional diferenciado, ocorre que com o aumento do acesso a informação e a transformação digital dentro das organizações as chamadas habilidades humanas/sociais ganharam relevância. Aprofunde-se nesse tema lendo um artigo do Fórum Econômico Mundial. Clique no linque para ler: https://es.weforum.org/agenda/2018/12/por-que-la-cuarta-revolucion-industrial-necesita-mas-graduados-en-carreras-humanisticas/
Muitas são as habilidades requeridas para o profissional do século XXI, mas hoje quero destacar aqui a capacidade do pensamento crítico, que em resumo significa você tornar-se um questionador e não um replicador de opiniões ou compartilhamento de ideias de outras pessoas. Desenvolver essa habilidade não é uma tarefa fácil, porém possível de aprender. Segue alguns aspectos a serem trabalhados que irão te ajudar a desenvolver essa habilidade:
Levante questões e questione as informações que você recebe;
Considere diferentes pontos de vista e busque as respostas em diferentes fontes de informação;
Pratique a escuta ativa, compreendendo o que as pessoas estão querendo te dizer antes de formular uma resposta ou questionamento;
A leitura será outro importante aliado nesse processo de desenvolvimento. Preferencialmente livros e artigos científicos, pois estes te oferecerão novos conhecimentos e pontos de vista.
O Google Acadêmico é uma importante forma de busca de artigos científicos confiáveis. ( https://scholar.google.com.br/ )
Por fim ao praticar as sugestões acima você estará melhor preparado para enfrentar os desafios com um pensamento crítico mais desenvolvido. Você ainda pode ser gentil e amigável com as pessoas encontradas ao longo do dia, estabelecer metas realistas e colocando-se em ação para alcançar, exercer e praticar a gratidão por pequenas coisas no dia a dia, e muita autodisciplina.
Não devemos nos prender às limitações por causa da mediocridade, mas sim buscar a excelência a cada dia.
E você é um profissional medíocre ou extraordinário?
Com carinho,
Iara Rodrigues




Comentários